Após a primeira rodada do Brasileirão, três árbitros foram afastados por tempo indeterminado pela CBF. Enquanto não são escalados nas partidas do Campeonato Brasileiro, eles passarão por um período de treinamento. Os três não poderão trabalhar em outras divisões do Brasil.
Os profissionais da arbitragem afastados são:
Yuri Elino (apitou Corinthians x Atlético-MG);
Flávio Rodrigues de Souza (apitou Vasco x Grêmio);
André Luiz Skettino (apitou Atlético-GO x Flamengo).
A primeira rodada do Brasileirão foi marcada por polêmicas de arbitragem. Principalmente, nas três partidas em que os afastados atuaram.
Em Corinthians 0 a 0 Atlético-MG, o Galo informou que faria uma reclamação formal na CBF. A diretoria mostrou insatisfação com a expulsão de Battaglia e defendeu que o corintiano Fagner merecia o vermelho após entrada no meia Zaracho.
Em Vasco 2 a 1 Grêmio, o vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, classificou a atuação do árbitro Flávio Rodrigues de Souza como “vergonha”.
Após a vitória do Flamengo sobre o Atlético-GO por 2 a 1, o presidente do clube goiano, Adson Batista, fez críticas e acusações contra o árbitro e a CBF. O Dragão reclama de pênalti marcado nos acréscimos para os cariocas.