BRASÍLIA – O Sistema de Valores a Receber, que permite o resgate de dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras, será reaberto amanhã (7), às 10 horas, para pedidos de resgate. Cabe a cada beneficiário acessar o sistema e solicitar a transferência do valor.
Entre as novidades apresentadas pelo Banco Central (BC), está uma sala de espera virtual, para o caso de várias consultas simultâneas que poderiam travar o acesso ao sistema. Desta vez será permitido o resgate dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.
Na nova versão do sistema, o usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR.
Na versão anterior do programa, o usuário podia informar dados de contato sem indicar a chave Pix, mas, em muitos casos, os usuários não atendiam aos telefonemas nem respondiam às mensagens das instituições, com receio de golpes, esclarece o BC (Banco Central).
O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o valoresareceber.bcb.gov.br.
A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril do ano passado, assim como os saques. Segundo o BC, ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a sacar.